São Tomé e Príncipe - RETRÔ88

Ir para o conteúdo

São Tomé e Príncipe




Atualizado em: 8 / Novembro / 2021
São Tomé e Príncipe:
Nome Oficial: República Democrática de São Tomé e Príncipe
Superfície:  1.001 Km2
População:  204.454 (estimativa para 2017 fonte Wikipédia)
Capital:  São Tomé
Língua Oficial: Português
Governo:  República semipresidencialista
- Presidente:  Evaristo Carvalho
- Primeiro-ministro:  Jorge Bom Jesus
Independência de:  Portugal
- Data 12 de Julho de 1975
Org. internacionais:  CPLP, ONU, FMI.
PIB (Nominal) Total: US$ 362 milhões (Estimativa de 2014)
Per Capita: US$ 1.854 (Estimativa de 2014)
IDH (de 2019): 0,625
Moeda: Dobra (STN)
Cód. Telefone: +239
Cód. Internet: .st
Website governamental: http://www.stp.gov.st/

São Tomé e Príncipe, oficialmente República Democrática de São Tomé e Príncipe, é um país insular localizado no Golfo da Guiné, na costa equatorial ocidental da África Central. Consiste em duas ilhas principais, as ilhas de São Tomé e Príncipe, que distam cerca de 140 km uma da outra e cerca de 250 e 225 km da costa noroeste do Gabão, respectivamente. Outros países próximos são a Guiné Equatorial e os Camarões.

As ilhas de São Tomé e Príncipe estiveram desabitadas até à sua descoberta pelos exploradores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar, em 1470. Gradualmente colonizadas pelos portugueses ao longo do século XVI, elas colectivamente serviram como um centro comercial vital para o Comércio atlântico de escravizados. O rico solo vulcânico e a proximidade com a linha do Equador tornaram São Tomé e Príncipe ideal para o cultivo de açúcar, seguido mais tarde por outras culturas de rendimento tais como café e cacau; a lucrativa economia de plantação era fortemente dependente de escravos africanos importados. Ciclos de agitação social e instabilidade económica ao longo dos séculos XIX e XX culminaram na independência pacífica em 1975. São Tomé e Príncipe, desde então, permaneceu como um dos países mais estáveis ​​e democráticos de África.

Com uma população de 204.454 habitantes (estimativa de 2017), distribuídos em uma área total de 1 001 km², São Tomé e Príncipe é o segundo menos populoso Estado soberano africano, depois das Seicheles, bem como o menor país de língua portuguesa. Seu povo é predominantemente de ascendência africana e mestiça, com a maioria praticando o catolicismo romano. O legado do domínio português também é visível na cultura, nos costumes e na música do país, que fundem influências europeias e africanas.

Considerado um país subdesenvolvido, é esperado que São Tomé e Príncipe deixe esta classificação e se torne um país de renda média pela ONU em 2024. - Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
S E L O:  01

Voltar para o conteúdo