Vietnã - RETRÔ88

Ir para o conteúdo

Vietnã




Atualizado em: 18 / Abril / 2023
Vietnã:
Nome Oficial: Cộng hòa Xã hội chủ nghĩa Việt Nam ( República Socialista do Vietnã / Vietname )
Superfície: 331.689 km2
População: 57.020.000 (em 1980 fonte Nova Cultural)
População: 96.208.984 (estimativa para 2019 fonte Wikipédia)
Capital: Hanói
Língua Oficial:  Vietnamita
Governo: República socialista (marxista-leninista) unitária unipartidária
Presidente: Võ Văn Thưởng
Primeiro-ministro: Phạm Minh Chính
Secretário-geral do PCV: Nguyễn Phú Trọng
Independência da França;
Declarada: 2 de setembro de 1945
Reconhecida: 21 de Julho de 1954
Org. internacionais:  ASEAN, ONU, FMI, OMS, OMC
PIB (Nominal) Total: US$ 770.227 bilhões (Estimativa de 2018)
Per Capita: US$ 2.750 (Estimativa de 2018)
IDH (de 2021): 0,703
Moeda: Dong (VND)
Cód. Telefone: +84
Cód. Internet: .vn
Website governamental: http://www.vietnam.gov.vn/

Vietnã (pt-BR) ou Vietname (pt), oficialmente República Socialista do Vietnã/Vietname, é um Estado soberano localizado no leste da península da Indochina, no Sudeste Asiático. Faz fronteira com a República Popular da China a norte, com Laos e com o Camboja a oeste, com o golfo da Tailândia a sudoeste, e a leste e sul com o mar da China Meridional, onde há mais de 4 000 ilhas (e recifes) próximas e distantes da costa, muitas destas reivindicadas pelo Vietnã, sendo que ainda estão em disputa outros países, como a República da China (Taiwan), a República Popular da China, a Malásia e as Filipinas. Com uma população de mais de 90 milhões de habitantes, é o 14º país mais populoso do mundo, tendo Hanói como sua capital desde sua reunificação, em 1976.

A região do atual país fez parte da China Imperial por mais de um milênio, a partir de 111 a.C até 938 d.C. Os vietnamitas se tornaram independentes da China Imperial no ano de 938, após a vitória vietnamita na batalha de Bach Dang. Dinastias reais vietnamitas sucessivas floresceram quando a nação se expandiu geográfica e politicamente para o Sudeste da Ásia, até a península da Indochina ser colonizada pelos franceses em meados do século XIX. Na sequência de uma ocupação japonesa, na década de 1940, os vietnamitas lutaram contra o domínio francês na Primeira Guerra da Indochina, que resultou na expulsão dos Franceses em 1954. A partir daí, o Vietnã foi dividido politicamente em dois estados rivais, o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul. O conflito entre os dois lados se intensificou, com forte intervenção dos Estados Unidos, no conflito que ficou conhecido como a Guerra do Vietnã. A guerra terminou com a vitória norte-vietnamita em 1975. Após a vitória do Vietnã do Norte sobre o Vietnã do Sul, representado pela Frente Nacional de Libertação do Sul do Vietnã, o país passou a ser a República Socialista do Vietnã, mantida até aos dias atuais.

Desde 1986, a economia nacional está em transição de uma economia planificada para uma de mercado. Esta mudança fez com que, em 2012, as empresas estatais respondessem por apenas 40% do produto interno bruto. O setor econômico vietnamita é um dos que mais crescem no mundo, de acordo com o Citigroup, estando em 11º lugar nas economias de mais rápido crescimento. Com a reforma econômica implementada no país, este tornou-se um membro da Organização Mundial do Comércio (OMC) em 2007. No entanto, o país ainda enfrenta muitos problemas, como a inflação, a falta de equilíbrio econômico, as deficientes condições de saúde, a pobreza e a desigualdade social. Oficialmente, o Vietnã estabeleceu relações diplomáticas com 178 nações, e relações econômicas, comerciais e de investimento com mais de 224 países e territórios dependentes. É membro das Nações Unidas, da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), da Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC) e da Organização Internacional da Francofonia (OIF). (Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre)

Voltar para o conteúdo