Selos Postais Iêmen
Atualizado em: 21 / Agosto / 2024
Iêmen:
Nome Oficial: الجمهورية اليمنية (Al-Jumhuriyyah al-Yamaniyah)
República do Iémen
Superfície: 527.968 km2
População: 5.212.100 (em 1980 fonte Nova Cultural)
População: 27.584.213 (estimativa para 2016 fonte Wikipédia)
Capital: Saná ou Sanná
Língua Oficial: Árabe
Governo: Governo provisório
Presidente: Rashad al-Alimi (Adem)
Independência:
Iémen do Norte: 1 de novembro de 1918, do Império Otomano
Iémen do Sul: 30 de novembro de 1967, do Reino Unido
Unificação: 22 de maio de 1990
Org. internacionais: ONU, OCI, Liga Árabe
PIB (base PPC) Total: US$ 84.489 bilhões (Estimativa de 2017)
Per Capita: US$ 2.818 (Estimativa de 2017)
IDH (de 2019): 0,455
Moeda: Rial iemenita (YER)
Cód. Telefone: +967
Cód. Internet: .ye
Website governamental: http://www.yemenparliament.com/
O Iémen (pt) ou Iêmen (pt-BR) (em árabe اليَمَن, transl. al-Yaman) é um país árabe que ocupa a extremidade sudoeste da Península da Arábia. É limitado a norte pela Arábia Saudita, a leste por Omã, a sul pelo mar da Arábia e pelo golfo de Áden, do outro lado do qual se estende a costa da Somália e a oeste pelo estreito de Bab el Mandeb, que o separa de Djibouti, e pelo mar Vermelho, que providencia uma ligação à Eritreia. Além do território continental, o Iémen inclui também algumas ilhas situadas ao largo do Corno de África, das quais a maior é Socotorá.
A capital e cidade mais populosa do país é Saná.
O país abrigou os Sabeus e o Reino de Sabá, um estado de negociação que floresceu por mais de mil anos e, provavelmente, também estendeu-se à Etiópia e a Eritreia. Em 275, a região caiu sob o domínio judeu, originando o Reino Himiarita. O cristianismo chegou no século IV, enquanto o judaísmo e o paganismo já estavam estabelecidos. O islamismo espalhou-se rapidamente no século VII e as tropas iemenitas foram cruciais para a expansão das conquistas islâmicas iniciais. A administração do Iémen tem sido notoriamente difícil. Várias dinastias surgiram a partir do século XVI, sendo a raçulida a mais forte e próspera. O país dividiu-se entre os impérios Otomano e Britânico, no início do século XX. O Reino Mutawakkilite do Iêmen foi estabelecido após a Primeira Guerra Mundial, sendo que o Iémen do Norte tornou-se na República Árabe do Iémen, em 1962, enquanto o Iémen do Sul continuou a ser um protetorado britânico até 1967. Os dois Estados uniram-se para formar a República Moderna do Iémen em 1990.
O Iémen é um país em desenvolvimento. Sob o governo do presidente Ali Abdullah Saleh, o Iémen foi descrito como uma cleptocracia. De acordo com o Índice de Perceção da Corrupção, divulgado pela Transparência Internacional, o Iémen está classificado na 164ª posição entre 182 países pesquisados. A 15 de janeiro de 2011, uma série de protestos contra a pobreza, o desemprego e a corrupção foram iniciados no país, bem como contra o projeto de alteração da Constituição do Iémen e eliminação do limite de mandatos presidenciais.Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Iêmen - O Segredo Do Oriente - Documentário (vídeo)