Selos Postais México - RETRÔ88

Ir para o conteúdo

Selos Postais México




Atualização em: 29 / Maio / 2023
México:
Nome Oficial: México
                   Estados Unidos Mexicanos
Superfície:  1.958.201 Km2
População:   76.377.000 (em 1980 Fonte Nova Cultural)
População:  126.014.024 (estimativa para 2020 fonte Wikipédia)
Capital:  Cidade do México
Língua Oficial: O espanhol e mais 67 línguas indígenas são línguas nacionais, mas não existe um idioma oficialmente reconhecido.
Governo:  República presidencialista
- Presidente:  Andrés Manuel López Obrador
- Ministro do Interior:  Olga Sánchez Cordero
Independência da Espanha
- Declarada 16 de setembro de 1810
- Reconhecida 27 de setembro de 1821
Org. internacionais:  ONU, OMC, NAFTA, OEA, ALADI
PIB (Nominal) Total: US$ 1.250 Trilhão (Estimativa para 2018)
Per Capita: US$ 10.021 (Estimativa para 2018)
IDH (de 2021): 0,758
Moeda: Peso mexicano (MXN)
Cód. Telefone: +52
Cód. Internet: .mx
Website governamental: https://www.gob.mx/

México, oficialmente Estados Unidos Mexicanos, é uma república constitucional federal localizada na América do Norte. O país é limitado a norte pelos Estados Unidos; ao sul e oeste pelo Oceano Pacífico; a sudeste pela Guatemala, Belize e Mar do Caribe; a leste pelo Golfo do México. Com um território que abrange quase 2 milhões de quilômetros quadrados, o México é o quinto maior país das Américas por área total e o 14.º maior país independente do mundo. Com uma população estimada para 2020 de 126 milhões de habitantes, é o 11.º país mais populoso do mundo e o mais populoso país da hispanofonia. O México é uma federação composta por 31 estados e a Cidade do México (capital). O México figura também como o segundo país mais populoso e segundo em PIB da América Latina, em ambos os casos superado apenas pelo Brasil.

Na Mesoamérica pré-colombiana muitas culturas amadureceram e se tornaram civilizações avançadas como a dos olmecas, toltecas, teotihuacanos, zapotecas, maias e astecas, antes do primeiro contato com os europeus. Em 1521, a Espanha conquistou e colonizou o território mexicano a partir de sua base em Tenochtitlán e administrou-o como o Vice-Reino da Nova Espanha. Este território viria a ser o México com o reconhecimento da independência da colônia em 1821. O período pós-independência foi marcado pela instabilidade econômica, a Guerra Mexicano-Americana e a consequente cessão territorial para os Estados Unidos, uma guerra civil, dois impérios e uma ditadura nacional. Esta última levou à Revolução Mexicana em 1910, que culminou na promulgação da Constituição de 1917 e a emergência do atual sistema político do país. Eleições realizadas em julho de 2000 marcaram a primeira vez que um partido de oposição conquistou a presidência do Partido Revolucionário Institucional.

O México é uma das maiores economias do mundo e uma potência regional, e, desde 1994, o primeiro país latino-americano membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), sendo um país de renda média-alta consolidada. O México é considerado um dos países recentemente industrializados e uma potência emergente. A nação tem o 13.º maior PIB nominal e o 11.º maior PIB por paridade de poder de compra. A economia está fortemente ligada à dos seus parceiros do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), especialmente os Estados Unidos. O país ocupa o quinto lugar no mundo e o primeiro das Américas em número de Patrimônios Mundiais da UNESCO, com 31 lugares que receberam esse título, e em 2007 foi o 10.º país mais visitado do mundo, com 21,4 milhões de turistas internacionais. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Voltar para o conteúdo