Cuba - RETRÔ88

Ir para o conteúdo

Cuba




Atualizado em: 11 / Novembro / 2021
Cuba:
Nome Oficial:  República de Cuba
Superfície:  110.861 Km2
População:    9.794.500 (em 1980 Fonte Nova Cultural)
População:  11.221.060 (estimativa para 2017 fonte Wikipédia)
Capital:  Havana
Língua Oficial:  Espanhol
Governo:  República socialista marxista-leninista unitária
- Presidente:  Miguel Díaz-Canel
- 1º vice-presidente:  Salvador Valdés Mesa
- Primeiro-ministro:  Manuel Marrero Cruz
Independência de Espanha
- Declarada:  10 de outubro de 1898
- República declarada:  20 de maio de 1902
- Revolução Cubana:  1 de janeiro de 1959
PIB (Nominal) Total: US$ 96.851 Bilhões (Estimativa de 2017)
Per Capita: US$ 8.433 (Estimativa de 2017)
IDH (de 2019): 0,783
Moeda: Peso (CUC)
Cód. Telefone: +53
Cód. Internet: .cu
Website governamental:

Cuba, oficialmente República de Cuba, é um país insular localizado no mar do Caribe (ou mar das Caraíbas), na América Central e Caribe (sub-continente da América). é um país que compreende a ilha de Cuba, bem como a Ilha da Juventude e vários arquipélagos menores. Cuba está localizada no norte das Caraíbas, onde o Mar das Caraíbas, o Golfo do México e o Oceano Atlântico se encontram. Fica a leste da Península de Yucatán (México), a sul tanto do estado norte-americano da Florida como das Bahamas, a oeste da Hispaniola, e a norte tanto da Jamaica como das Ilhas Caimão. Havana é a maior cidade e capital; outras grandes cidades incluem Santiago de Cuba e Camagüey. A área oficial da República de Cuba é de 109 884 quilómetros quadrados (42 426 sq mi) (sem as águas territoriais). A ilha principal de Cuba é a maior ilha de Cuba e das Caraíbas, com uma área de 104 338 quilómetros quadrados (40 285 sq mi). Cuba é o segundo país mais populoso das Caraíbas, depois do Haiti, com mais de 11 milhões de habitantes.

O território que hoje é Cuba foi habitado pelos povos Ciboneis Taínos desde o 4º milénio a.C. até à colonização espanhola no século XV. A partir do século XV, foi uma colónia de Espanha até à Guerra Hispano-americana de 1898, quando Cuba foi ocupada pelos Estados Unidos e ganhou a independência nominal como protectorado de facto dos Estados Unidos em 1902. Sendo uma república frágil, em 1940 Cuba tentou fortalecer o seu sistema democrático, mas a radicalização política crescente e os conflitos sociais culminaram num golpe e subsequente ditadura apoiada pelos Estados Unidos de Fulgencio Batista em 1952. A corrupção aberta e a opressão sob o governo de Batista levaram à sua destituição a Janeiro de 1959 pelo Movimento 26 de Julho, que depois estabeleceu uma ditadura do proletariado sob a liderança do Partido Comunista de Cuba, sendo Fidel Castro um dos seus fundadores, eleito primeiro secretário do comité central desde 1965 até 2011. A Assembleia Nacional do Poder Popular é o parlamento legislativo da República de Cuba e o órgão supremo do poder do Estado e seu atual presidente é Esteban Lazo Hernández. O atual presidente da República de Cuba é Miguel Díaz-Canel, que também é o atual primeiro secretário do PCC. O país foi um ponto de discórdia durante a Guerra Fria entre a União Soviética e os Estados Unidos, e uma guerra nuclear quase eclodiu durante a Crise dos Mísseis de Cuba de 1962. Cuba é um dos atuais Estados socialistas marxistas-leninistas existentes.

Sob Castro, Cuba esteve envolvida numa vasta gama de actividades militares e humanitárias na Guiné-Bissau, Síria, Angola, Argélia, Iémen do Sul, Vietname do Norte, Laos, Zaire, Iraque, Líbia, Zanzibar, Gana, Guiné Equatorial, Eritreia, Somália, Etiópia, Congo-Brazzaville, Serra Leoa, Cabo Verde, Nigéria, Benim, Camarões, Zimbabué e Moçambique. Cuba enviou mais de 400 000 dos seus cidadãos para combater em Angola (1975-91) e derrotou as forças armadas da África do Sul em guerra convencional envolvendo tanques, aviões, e artilharia. A intervenção cubana em Angola contribuiu para a queda do regime do apartheid na África do Sul.

Culturalmente, Cuba é considerada parte da América Latina. É um país multiétnico cujo povo, cultura e costumes derivam de diversas origens, incluindo os povos Taínos Ciboneis, o longo período do colonialismo espanhol, a introdução dos escravos africanos e uma relação estreita com a União Soviética na Guerra Fria.

Cuba é um Estado soberano e membro fundador das Nações Unidas, do G77, do Movimento Não Alinhado, dos Países ACP, da ALBA e da Organização dos Estados Americanos. Tem actualmente uma das únicas economias planificadas do mundo, e a sua economia é dominada pela indústria do turismo e pelas exportações de mão-de-obra qualificada, açúcar, tabaco, e café. De acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano, Cuba tem um elevado desenvolvimento humano e está classificada em oitavo lugar na América do Norte, e em 72º lugar mundialmente em 2019. Também ocupa um lugar de destaque em algumas métricas de desempenho nacional, incluindo cuidados de saúde e educação. É o único país do mundo a satisfazer as condições de desenvolvimento sustentável estabelecidas pela WWF. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A história da Revolução Cubana. E suas consequências ( vídeo  ) aproximadamente 13:22 minutos.

Voltar para o conteúdo