Haiti - RETRÔ88

Ir para o conteúdo

Haiti




Atualizado em: 29 / Maio / 2023
Haiti:
Nome Oficial:  République d'Haïti (francês)
                     Repiblik Ayiti (crioulo haitiano)
                     República do Haiti
Superfície:  27.750 Km2
População:   5.053.000 (em 1980 Fonte Nova Cultural)
População:  11.439.646 (estimativa para 2018 fonte Wikipédia)
Capital:  Porto Príncipe
Língua Oficial:   Francês e Crioulo haitiano
Governo:  República semipresidencialista
- Presidente:  Ariel Henry (interino)
- Primeiro-ministro:  Ariel Henry
Independência da França
- Declarada 1 de janeiro de 1804
- Reconhecida 1825
Org. internacionais:  ONU, OMC, OEA, União Latina, CARICOM, AEC, OIF
PIB (Nominal) Total: US$ 8.919 Bilhões (Estimativa de 2014)
Per Capita: US$ 852,00 (Estimativa de 2014)
IDH (de 2021): 0,535
Moeda:  Gourde (HTG)
Cód. Telefone: +509
Cód. Internet: .ht
Website governamental: http://primature.gouv.ht/

Haiti, oficialmente República do Haiti é um país do Caribe. Ocupa uma pequena porção ocidental da ilha de Hispaniola, no arquipélago das Grandes Antilhas, que partilha com a República Dominicana. Ayiti ("terra de altas montanhas") era o nome indígena dos taínos para a ilha.

Em francês o país é chamado de La Perle des Antilles (A Pérola das Antilhas), por conta de sua beleza natural. O ponto mais alto do país é Pic la Selle, com 2 680 metros de altitude. Tanto em área quanto em população, o Haiti é o terceiro maior país do Caribe (depois de Cuba e da República Dominicana), com 27 750 quilômetros quadrados e cerca de 10,4 milhões de habitantes, sendo que pouco menos de um milhão deles vivem na capital, Porto Príncipe. O francês e o crioulo haitiano são as línguas oficiais do país.

A posição histórica e etno-linguística do Haiti é única por várias razões. Quando conquistou a independência em 1804, se tornou a primeira nação independente da América Latina e do Caribe, sendo o único país do mundo estabelecido como resultado de uma revolta de escravos bem-sucedida e a segunda república da América. A Revolução Haitiana, feita por escravos e negros libertos, durou quase uma década; todos os primeiros líderes do governo foram antigos escravos. O país é uma das duas nações independentes do continente americano (junto com o Canadá) que designa o francês como língua oficial; as outras áreas de língua francesa no continente são todos departamentos ou coletividades ultramarinas da França.

O Haiti é o mais populoso membro pleno da Comunidade do Caribe (CARICOM). O país também é um membro da União Latina. Em 2012, o Haiti anunciou sua intenção de obter o estatuto de membro associado da União Africana. É o país mais pobre da América, medido pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A violência política tem ocorrido regularmente ao longo da história do país, o que levou a instabilidade no governo. Mais recentemente, em fevereiro de 2004, um golpe de Estado originário do norte do país forçou a renúncia e o exílio do presidente Jean-Bertrand Aristide. Um governo provisório assumiu o controle com a segurança proporcionada pela Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH). Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

+ S E L O S

Voltar para o conteúdo