Dominica - RETRÔ88

Ir para o conteúdo

Dominica




EM: 26 / Agosto / 2021
Dominica:
Nome Oficial: Commonwealth of Dominica
                    Comunidade da Dominica
Superfície:  750 Km2
População:  70.302 (em 1980 Fonte Nova Cultural)
População:  77.987 (censo de 2017 fonte Wikipédia)
Capital: Roseau
Língua Oficial: Inglês
                    O crioulo dominiquense e o francês são também comuns
Governo: República parlamentarista
- Presidente:  Charles Savarin
- Primeiro-ministro:  Roosevelt Skerrit
Independência:  do Reino Unido
- Data 3 de novembro de 1978
Org. internacionais: ONU, OMC, OEA, AEC, OECO, Comunidade das Nações, CARICOM, Francofonia
PIB (Base PPC) Total: US$ 977 Milhões (Estimativa de 2011)
Per Capita: US$ 6.909 (Estimativa de 2011)
IDH (de 2019): 0,742
Moeda:  Dólar do Caribe Oriental (português brasileiro) ou dólar das Caraíbas Orientais (português europeu) BTC (XCD)
Cód. Telefone: +1-767
Cód. Internet: .dm
Website governamental: http://www.dominica.gov.dm/cms/

A Dominica ou Domínica, oficialmente Comunidade da Dominica (em inglês: Commonwealth of Dominica), é um Estado soberano insular constituído pela ilha homónima e situado no mar das Caraíbas / Caribe, mais precisamente na região das Pequenas Antilhas. Os seus vizinhos são dois departamentos ultramarinos franceses: Guadalupe, a nor-noroeste, e Martinica, a sudeste. Tem uma área de 750 km², sendo o seu ponto mais alto o Morne Diablotins, com 1 447 m. A Comunidade da Dominica tem 71 293 habitantes, de acordo com o censo de 2011. A sua capital e maior cidade é Roseau. Não se deve confundir com a República Dominicana, localizada na porção leste da ilha Hispaniola.

A Dominica é alcunhada de "Ilha Natureza das Caraíbas" devido à sua beleza natural não alterada. É a ilha mais recente das Pequenas Antilhas, ainda apresentando atividade geotermal vulcânica, como evidenciado pela fonte termal Boiling Lake. A ilha apresenta ainda áreas luxuriantes de floresta tropical montanhosa, habitat de variadas espécies raras de fauna e flora. Existem algumas zonas xéricas nas zonas costeias ocidentais, mas o interior é chuvoso. O papagaio-imperial, a ave nacional, está representado na bandeira. A economia dominiquense dependente fortemente do turismo, da agricultura e de impostos elevados.

Cristóvão Colombo batizou a ilha com o nome do dia da semana em que esta foi avistada, 3 de novembro de 1492, um domingo (dominica em latim). No século subsequente à descoberta da ilha, a Dominica permaneceu isolada, servindo como abrigo para muitos caribes fugidos de outras ilhas vizinhas, à medida que as potências europeias colonizavam a região. França cedeu formalmente a possessão da Dominica à Grã-Bretanha em 1763. Esta estabeleceu uma pequena colónia no território em 1805.

A emancipação dos escravos africanos por todo o Império Britânico em 1834 permitiu que em 1838 a Dominica fosse a primeira colónia caribenha britânica a ter uma legislatura controlada por uma maioria negra. Em 1896, o Reino Unido reassumiu o controlo direto da ilha, transformando-a numa colónia da coroa. Meio século depois, de 1958 a 1962, a Dominica fez parte integrante da Federação das Índias Ocidentais, constituindo-se como uma das suas províncias. A 3 de novembro de 1978, tornou-se independente.- Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Voltar para o conteúdo