Equador - RETRÔ88

Ir para o conteúdo

Equador




EM: 6 / SETEMBRO / 2021
Equador:
Nome Oficial: República del Ecuador
                    República do Equador
Superfície: 256.370 Km2
População:   8.050.630 (em 1980 Fonte Nova Cultural)
População:  16.385.068 (estimativa para 2016 fonte Wikipédia)
Capital:  Quito
Língua Oficial:  Espanhol
Governo:  República presidencialista
- Presidente:  Guillermo Lasso
- Vice-presidente:  Alfredo Borrero
Independência:  da Espanha
- Declarada 24 de maio de 1822
- Anexação à Grã-Colômbia 25 de junho de 1824
- Dissolução da Grã-Colômbia
PIB (Nominal) Total: US$ 100.485 Bilhões (Estimativa para 2014)
Per Capita: US$ 6.269 (Estimativa para 2014)
IDH (de 2019): 0,759
Moeda:  Dólar americano (USD)
Cód. Telefone: +593
Cód. Internet: .ec
Website governamental:  https://www.gob.ec/

Equador, oficialmente República do Equador (em castelhano: República del Ecuador), é uma república democrática representativa localizada na América do Sul limitada a norte pela Colômbia, a leste e sul pelo Peru e a oeste pelo oceano Pacífico. É um dos dois países da região que não têm fronteiras comuns com o Brasil, além do Chile. Além do território continental, o Equador possui também as ilhas Galápagos, a cerca de 1 000 km do território continental, sendo o país mais próximo daquelas ilhas. Seu território de 256 370 km² é cortado ao meio pela imaginária linha do Equador.

A principal língua falada no país é o espanhol (94% da população). Entre os idiomas oficiais em comunidades nativas estão o quíchua, o shuar e onze outros idiomas. A sua capital é a cidade de São Francisco de Quito, mas comumente conhecida como Quito, que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1970, por ter o centro histórico mais bem preservado e menos alterado da América Latina. A maior cidade equatoriana, no entanto, é Guayaquil. O centro histórico de Cuenca, a terceira maior cidade do país, foi declarado Patrimônio Mundial em 1999, como um exemplo notável de uma cidade planejada, de estilo espanhol colonial, no interior da América.

O país é o lar de uma grande variedade de espécies endêmicas, muitas delas nas ilhas Galápagos. Esta diversidade de espécies faz do Equador um dos dezessete países megadiversos do mundo, sendo considerado o país de maior biodiversidade do mundo por unidade de área. A nova constituição de 2008 é a primeira no mundo a reconhecer legalmente os direitos da natureza, ou dos ecossistemas.

O Equador é uma república presidencial. Tornou-se independente em 1830, depois de ter feito parte do império colonial espanhol e, por um tempo muito mais curto, da República da Grã-Colômbia. O país tem renda média, com um índice de desenvolvimento humano (IDH) de 0,724 (2012), pontuação considerada elevada pelas Nações Unidas. - Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

S E L O S

Voltar para o conteúdo