Grã-Bretanha - RETRÔ88

Ir para o conteúdo

Grã-Bretanha

Atualizado em: 10 / Novembro / 2021
Grã-Bretanha:
Nome Oficial: United Kingdom of Great Britain and Northen Ireland
                   (Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte)
Superfície:  209.331 Km2
População:  56.386.000 (em 1980 Fonte Nova Cultural)
População:  60.800.000 (em 2011 fonte Wikipédia)

Grã-Bretanha, a antiga Albion, é uma das muitas Ilhas Britânicas da Europa que abrange a maior parte do Reino Unido. Nesta ilha estão três das quatro nações britânicas: Escócia, na parte norte; Inglaterra, no sul; e País de Gales, no oeste. A Grã-Bretanha constitui a maior parte das Ilhas Britânicas. A Escócia Ocidental é orlada pela grande cadeia de ilhas conhecida como as Hébridas e para nordeste da Escócia estão as ilhas Órcades e Shetland. As Ilhas Scilly têm laços administrativos com o interior, mas a Ilha de Man, no Mar da Irlanda, e as Ilhas do Canal, entre a Grã-Bretanha e a França, são largamente autônomas e não fazem parte do Reino Unido.
Embora as Ilhas do Canal e a Ilha de Man não façam parte do Reino Unido, têm uma relação especial com este. As Ilhas do Canal fizeram parte do Ducado da Normandia nos séculos X e XI e ficaram sujeitas à Coroa Inglesa depois da perda da Normandia para os Franceses no século XV. A Ilha de Man esteve sob soberania nominal da Noruega até 1266 e finalmente ficou sob a administração da Coroa Britânica em 1765. Hoje, estes territórios têm as suas assembleias legislativas e sistemas legais próprios, e a Ilha de Man tem também o seu sistema próprio de impostos. O Governo Britânico é responsável pelas suas relações internacionais e defesa externa.
Com uma área de cerca de 209 331 km², a Grã-Bretanha tem apenas um pouco menos de 1000 km (cerca de 600 milhas) da costa sul ao extremo norte da Escócia e apenas um pouco menos de 500 km (cerca de 300 milhas) de largura máxima. A linha costeira da Grã-Bretanha é de 14 549 km (9040 milhas) com Inglaterra e País de Gales, incluindo ilhas com 5214 km (8389 milhas) a tirar deste valor e Escócia, incluindo ilhas com 9335 km (5800 milhas). O ponto mais setentrional da Grã-Bretanha é Dunnet Head, no nordeste da Escócia e o mais meridional, Lizard Point, na Cornualha. FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Atualizado em: 10 / Novembro / 2021
Reino Unido:
Nome Ofícial:  United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland
                     Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Superfície:  244.820 Km2
População:  63.181.775 (Censo de 2014 fonte Wikipédia)
Capital:  Londres
Língua Oficial:  Inglês
Governo:  Monarquia constitucional parlamentar
- Monarca:  Isabel II
- Primeiro-ministro:  Boris Johnson
Formação:
- Tratado de União:  1 de maio de 1707
- Ato de União de 1800:  1 de janeiro de 1801
- Tratado Anglo-Irlandês:  12 de abril de 1922
Entrada na UE:  1 de janeiro de 1973
Saída da UE:  1 de fevereiro de 2020
Org. internacionais:  ONU, OMC, OTAN, G8, G20, Conselho da Europa
PIB (Nominal) Total: US$  2.847 Trilhões (Estimativa de 2014)
Per Capita: US$ 44.141 (Estimativa de 2014)
IDH (de 2019): 0,932
Moeda:  Libra esterlina (£)
Cód. Telefone: +44
Cód. Internet: .uk
Website governamental: https://www.gov.uk/

Reino Unido (em inglês: United Kingdom - UK), oficialmente Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte (em inglês: United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland), é um Estado soberano insular localizado em frente à costa noroeste do continente europeu. O atual Reino Unido foi formado após o surgimento do Estado Livre Irlandês em 1922, que ganhou independência da coroa britânica. O Estado soberano localiza-se na ilha da Grã-Bretanha, e na parte nordeste da ilha da Irlanda, além de muitas outras ilhas menores. A Irlanda do Norte é a única parte do Reino Unido com uma fronteira terrestre, no caso, com a República da Irlanda. Fora essa fronteira terrestre, o país é cercado pelo oceano Atlântico, o mar do Norte, o canal da Mancha e o mar da Irlanda. A maior ilha, a Grã-Bretanha, é conectada com a França pelo Eurotúnel.

O Reino Unido é uma união política de quatro "países constituintes": Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. O governo é regido por um sistema parlamentar, cuja sede está localizada na cidade de Londres, a capital, e por uma monarquia constitucional que tem a rainha Isabel II como a chefe de Estado. As dependências da Coroa das Ilhas do Canal (ou Ilhas Anglo-Normandas) e a Ilha de Man (formalmente possessões da Coroa), não fazem parte do Reino Unido, mas formam uma confederação com ele.

O país tem quatorze territórios ultramarinos, todos remanescentes do Império Britânico, que no seu auge possuía quase um quarto da superfície da Terra, fazendo desse o maior império da história. Como resultado da era imperial, a influência britânica no mundo pode ser vista no idioma, na cultura e nos sistemas judiciários de muitas de suas antigas colônias, como o Canadá, a Austrália, a Índia e os Estados Unidos. A rainha Isabel II permanece como a chefe da Comunidade das Nações (Commonwealth) e chefe de Estado de cada uma das monarquias na Commonwealth.

O Reino Unido é um país desenvolvido, com a sexta (PIB nominal) ou sétima (PPC) maior economia do mundo. Ele foi o primeiro país industrializado do mundo e a principal potência mundial durante o século XIX e o começo do século XX, mas o custo econômico de duas guerras mundiais e o declínio de seu império na segunda metade do século XX reduziu o seu papel de líder nos temas mundiais. O Reino Unido, no entanto, permaneceu sendo uma potência importante com forte influência econômica, cultural, militar e política, sendo uma potência nuclear, com o terceiro ou quarto (dependendo do método de cálculo) maior gasto militar do mundo. Tem um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas e é membro do G8, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Comunidade das Nações. Foi um membro da União Europeia até 31 de janeiro de 2020. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

+ S E L O S
Voltar para o conteúdo