República do Senegal - RETRÔ88

Ir para o conteúdo

República do Senegal




Atualizado em: 05 / Novembro / 2021
República do Senegal:
Nome Oficial: República do Senegal
                    République du Sénégal (francês)
Superfície:  196.712 km2
População:  5.508.000 (em 1980 Fonte Nova Cultural)
População: 15.854.323 (estimativa para 2018 fonte Wikipédia)
Capital: Dacar
Língua Oficial: Francês
Governo:  República semipresidencialista unitária
- Presidente:  Macky Sall
- Primeiro-ministro:  Mohamed Dionne
Independência da França
- Data 4 de abril de 1960
Org. internacionais:  ONU, UA, G15, CEDEAO, Francofonia, União Latina, CPLP (observador), ZPCAS
PIB (base PPC) Total: US$ 59.987 bilhões (Estimativa de 2018)
Per Capita: US$ 3.675 (Estimativa de 2018)
IDH (de 2019): 0,512
Moeda: Franco CFA (XOF)
Cód. Telefone: +221
Cód. Internet: .sn

O Senegal, oficialmente República do Senegal (em francês, République du Sénégal), é um país localizado na África Ocidental. Faz fronteira com o Oceano Atlântico a oeste, com a Mauritânia ao norte e ao leste, com o Mali, a leste, e com a Guiné e a Guiné-Bissau ao sul. A Gâmbia forma um quase-enclave no Senegal, penetrando mais de 300 km para o interior. As ilhas de Cabo Verde estão localizados 560 km da costa do Senegal. O país deve o seu nome ao rio que faz fronteira com ele para o leste e para o sul e sobe no Futa Jalom na Guiné. O clima é tropical e seco com duas estações: a estação seca e a estação chuvosa.

O atual território do Senegal tem visto o desenvolvimento de vários reinos, como o Império Uolofe, vassalo dos impérios sucessivos de Gana, Mali e Songhai. Depois de 1591, ele sofreu a fragmentação política do Oeste Africano consecutivo na Batalha de Tondibi. No século XVII, vários contadores pertencentes a vários impérios coloniais europeus se estabeleceram ao longo da costa, eles servem para apoiar o comércio triangular. A França assumiu ascendência gradual para os outros poderes e ergueu Saint Louis, Gorée, Dacar e Rufisque em comunas francesas regidas pelo estatuto dos quatro municípios. Com a Revolução Industrial, a França queria construir uma ferrovia para ligar e Lat Dior entrou em conflito com o rei Damel do Caior. Este conflito fez com que a França elevasse o Reino de Caior à categoria de protetorado em 1886, um ano após a Conferência de Berlim. A colonização de toda a África Ocidental é então preparada e Saint Louis e Dacar vão-se tornar duas capitais sucessivas da África Ocidental Francesa, criada em 1895. Dacar mais tarde se tornou a capital da República do Senegal, no momento da independência em 1960.

O país faz parte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental. Desde 2 de abril de 2012, o presidente do país é Macky Sall. Integrado com os principais órgãos da comunidade internacional, o Senegal também faz parte da União Africana (UA) e da Comunidade dos Estados do Sahel-Saara.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A afirmação do Senegal no mapa económico de África - focus (  vídeo  ) - 14 de mai. de 2015

S E L O S

Voltar para o conteúdo