Catar - RETRÔ88

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Catar

Selos Postais Mundo



Catar
Nome Oficial:  Estado do Catar
                   دولة قطر ( árabe )
                   Dawlat Qatar
Superfície: 11.581 km2
População: 2.641.669 (Estimativa para 2017 fonte Wikipédia)
Capital:  Doha
Língua Oficial: árabe
Governo: Monarquia hereditária unitária
- Emir:  Tamim bin Hamad
- Primeiro-ministro:  Abdullah bin Nasser
Estabelecimento:
Dia Nacional do Catar: 18 de dezembro de 1878
Independência declarada: 1º de setembro de 1971
Independência do Reino Unido: 3 de setembro de 1971
PIB (Nominal) Total: US$ 183.807 bilhões (Estimativa para 2018)
Per Capita: US$ 66.202 (Estimativa para 2018)
IDH (de 2018): 0,856
Moeda: Riyal ( QAR )
Cód. Telefone: +974
Cód. Internet: .qa  ou ( قطر. )

Catar oficialmente o Estado de Qatar ( árabe : دولة قطر Dawlat Qatar ), é um país localizado na Ásia ocidental , ocupando a pequena península Qatar na costa nordeste da Península Arábica . Se o estado soberano deve ser considerado como uma monarquia constitucional ou uma monarquia absoluta é contestada. Sua única fronteira terrestre é com o vizinho Conselho de Cooperação do Golfo.(GCC) monarquia Arábia Saudita para o sul, com o resto do seu território cercado pelo Golfo Pérsico . O Golfo do Bahrein , uma enseada do Golfo Pérsico, separa o Catar do Bahrein nas proximidades .

No início de 2017, a população total do Catar era de 2,6 milhões: 313 mil cidadãos do Catar e 2,3 milhões de expatriados . O Islã é a religião oficial do Catar. O país tem a maior renda per capita do mundo. O Catar é classificado pela ONU como um país de muito alto desenvolvimento humano e é amplamente considerado como o estado árabe mais avançado para o desenvolvimento humano.  O Catar é uma economia de alta renda , apoiada pela terceira maior reserva de gás natural e reservas de petróleo do mundo.

O Catar foi governado pela Casa de Thani desde que Mohammed bin Thani assinou um tratado com os britânicos em 1868, que reconheceu seu status separado. Após o domínio otomano , o Catar tornou-se um protetorado britânico no início do século 20 até se tornar independente em 1971. Em 2003, a constituição foi aprovada em um referendo, com quase 98% a favor.  No século 21, Qatar emergiu como uma potência significativa no mundo árabe através de seu grupo de mídia em expansão global, Al Jazeera Media Network , e supostamente apoiando financeiramente vários grupos rebeldes durante a Primavera Árabe..  Por seu tamanho, o Qatar exerce influência desproporcional no mundo e foi identificado como uma potência intermediária . O Catar é atualmente objeto de um embargo diplomático e econômico pela Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos (EAU), Bahrein e Egito , que começou em junho de 2017. A Arábia Saudita também propôs a construção do Salwa. Canal , que corria ao longo da fronteira entre a Arábia Saudita e o Catar, transformando o Qatar em uma ilha. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
¿Por qué QATAR es el país MÁS RICO del MUNDO? - VisualPolitik (vídeo).
S E L O S



 
Copyright 2017. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal